Orientação junta três centenas de atletas em Viseu

Viseu City Rcae – Pódio Seniores Feminino

Viseu City Rcae – Pódio Seniores Masculino

A 4ª edição do Viseu City Race, juntou este ano três centenas de participantes, de todas as idades e com variada experiência na modalidade. O evento, constituído por duas etapas de orientação pedestre, deixou mais uma vez os atletas surpreendidos pela capacidade organizativa do Clube de Orientação de Viseu – Natura. Com o apoio da Federação Portuguesa de Orientação, Município de Viseu e Freguesia de Viseu, a organização demonstrou a sua grande capacidade organizativa, oferecendo excelentes condições aos atletas e permitindo que todos saíssem satisfeitos.

No sábado, na etapa a contar para a Taça de Portugal de Sprint, os grandes vencedores dos escalões de Elite foram Diogo Miguel do Ori-Estarreja e Tânia Covas Costa do .COM.
Já no domingo, etapa rainha do evento que teve como centro do evento o Fórum Viseu, Raquel Ferreira do GD4C e Paulo Palhinha do CP Abrunheira foram os grandes vencedores dos escalões Seniores. Raquel Ferreira cimentou a liderança do Circuito Portugal City Race enquanto que Paulo Palhinha luta com Maikel Rodriguez pelo primeiro lugar do circuito.

Raquel Ferreira – Vencedora em SENF
Paulo Palhinha – Vencedor em SENM

Mas o grande destaque deste evento vai para o elevado número de atletas inscritos em escalões abertos (mais de uma centena) e que experimentaram a orientação pela primeira vez. E o feedback não podia ser mais positivo. O desconhecido passou a “certamente que vou repetir a experiência”.

O Circuito Portugal City Race regressa só em Outubro com o Cascais City Race.
Segue todas as atualizações do Clube de Orientação de Viseu – Natura e da Federação Portuguesa da Orientação em http://www.coviseu-natura.pt e http://www.fpo.pt .

Resultados Seniores:

Sen M:
1º Paulo Palhinha – CP Abrunheira – 52:22
2º Gil Serafim – OriMarão – 56:49
3º Luís Carlos – ADC – 57:14
4º Diogo Reis – GD4C – 1:00:56 5º Maksim Starykevich – Individual Bielorrússia – 1:02:14

Sen F:
1ª Raquel Ferreira – GD4C – 44:01
2ª Tânia Covas Costa – .Com – 46:19
3º Anabela André – OriMarão – 54:23
4ª Zélia Viana – .COM – 58:23
5ª Sofia Inácio – CMO Funchal – 1:01:08

Outros vencedores:
Open Curto – Alexei Spridonov – SRD – 26:14
Open Médio – Jorge Barbosa – Ori-Primos – 26:19
Open Longo – Rui Gomes – VRV 52:10
Juvenis – Pedro Viana (GD4C) – 29:49 e Nadine Silva (GD4C) – 25:05
Juniores – José Dinis (GD4C) – 41:21 e Ana Jorge (Ori-Estarreja) – 32:34
Veteranos I – Nuno Ferreira (CPOC) – 37:50 e Helena Sousa (OriMarão) – 32:13
Veteranos II – José Pedrosa (COALA) – 36:01 e Aida Correia (GD4C) – 33:49
Veteranos III – Jorge Santos ( COALA) – 30:28 e Beatriz Leite (GD4C) – 1:10:12

Notas importantes sobre o evento!!!!!!!!!

Notas importantes para os participantes:

  • Gerais:
    • Não haverá sinalização para o evento. Os atletas devem usar as coordenadas GPS. Qualquer dúvida poderão contactar a organização através dos vários meios disponível;
    • Não haverá estacionamento dedicado exclusivamente para o evento. Os atletas devem chegar com antecedência para terem tempo de estacionar;
    • O solo duro está disponível apenas de sábado para domingo;
    • O solo duro é um espaço cedido gratuitamente. Assim, pede-se a todos os atletas que o preservem e mantenham limpo;
    • O solo duro abre às 18:00 de sábado e fecha às 16:00 de domingo. Qualquer dúvida ou problema devem contactar o Miguel Nóbrega;
    • Os banhos em ambos os dias funcionarão no Fontelo (ver coordenadas na página localizações) ou no solo duro (para os atletas inscritos no solo duro).
  • Taça de Portugal de Sprint
    • Os atletas inscritos em escalões de competição que não estejam federados e renovados, não contarão para a classificação (ec/nc nas listagens)
    • Não haverá quarentena!Assim, apela-se ao máximo Fair Play dos atletas, devendo estes evitar andar na área de competição;
    • Entrega de prémios prevista para as 17:30;
    • Apenas os escalões abertos e escalões de formação (H/D10 e H/D12) utilizarão base de start. Os restantes utilizarão sistema tradicional de partidas (por tempo definido).
  • Viseu City Race: domingo
    • Os atletas de Seniores Masculinos devem confirmar se o seu SI card permite mais de 30 pontos. Caso tal não aconteça, a organização disponibilizará SI cards para efeito (devem ir ao secretariado);
    • A arena (partidas e chegadas) será em pleno Fórum Viseu, local de passagem de muitas pessoas. Assim, pedimos a todos os atletas que mantenham espaço limpo e tenham uma atitude condigna com o espaço onde estão;
    • O aquecimento deverá ser feito fora do espaço do fórum (existem vários espaços perto onde o podem fazer livremente);
    • Haverá um ponto de água durante o percurso;
    • Todos os percursos utilizam base de start;
    • Entrega de prémios prevista para as 12:30;
  • Escalões Abertos:
    • Os escalões abertos não têm hora de partida atribuída. O início das partidas está agendado para 10 min depois dos escalões de competição. Contudo, não necessitam de ir todos para a zona de partidas a essa hora. Podem e devem dispersar;
    • Haverá monitores a ajudar nas partidas quem nunca fez orientação;
    • Todos os atletas inscritos em grupos têm direito ao seu próprio mapa. A única diferença é que levam apenas um SICard.

Lista de partidas disponível

Foram divulgadas as listas de partidas para as etapas:
– Taça de Portugal de Sprint
– Portugal City Race

Notas:
‼️ Na Taça de Portugal de Sprint (sábado), apenas os escalões abertos e escalões de formação (H/D10 e H/D12) utilizarão base de start. Os restantes utilizarão sistema tradicional de partidas (por tempo definido);
‼️Na etapa do Portugal City Race (domingo), todos os percursos utilizarão base de start;
‼️Os escalões abertos não têm hora de partida atribuída. O início das partidas está agendado para 10 min depois dos escalões de competição. Contudo, não necessitam de ir todos para a zona de partidas a essa hora. Podem e devem dispersar;
‼️Haverá monitores a ajudar nas partidas quem nunca fez orientação;
‼️Todos os atletas inscritos em grupos têm direito ao seu próprio mapa. A única diferença é que levam apenas um SICard.

Chocolateria Delícia parceiro do Viseu City Race

‼️‼️??A Chocolateria Delícia junta-se à fantástica rede de parceiros do Viseu City Race 2019!

Para comemorar mais uma grande edição do Viseu City Race , esta casa de bombons e chocolates feitos artesanalmente, irá personalizar packs de 4 chocolates que serão entregues aos 3 primeiros classificados dos escalões da etapa de domingo assim como aos participantes dos escalões de formação.

É bom que comeces a treinar para poderes deliciares-te com estes fantásticos chocolates ??????

Estás à espera de quê? Inscreve-te ! Não esperes por amanhã!

Festival Cultural MESCLA

Em paralelo com o Viseu City Race 2019, irá decorrer em Viseu o festival cultural MESCLA!

Este festival é promovido pelo Município de Viseu e Viseu Marca e tem como objetivo dar destaque a projetos culturais e talentos “made in Viseu” mas não só! ‼️‼️????

Assim, podes aproveitar para agendar um fim de semana em família com desporto, cultura e claro, boa gastronomia !

Contamos contigo ! Inscreve-te no Viseu City Race ?

Allgo Hostel parceiro do Viseu City Race

Allgo Hostel é parceiro do Viseu City Race 2019.

Localizado no centro histórico de Viseu, esta é um ótima opção para quem quer pernoitar em Viseu de forma cómoda e barata! A sua localização permite não só estar perto de muita da restauração tradicional de Viseu mas também dos monumento mais icónicos da cidade.

Se estas interessado, contacta-nos através do e-mail inscricoes@viseucityrace.coviseu-natura.pt para saberes as ofertas especiais que o Allgo Hostel tem para ti. 

Não percas tempo 😀 ⌛️⌛️

Horário da etapa da Taça de Portugal de Orientação Adaptada

A hora da quinta etapa da Taça de Portugal de Orientação Adaptada foi alterada para a manha de 6 de julho. A prova irá realizar-se no dia 6 de julho às 10:30 (os atletas deverão chegar um pouco mais cedo) e a cerimónia de entrega de prémios será às 11:30.



Orientação Adaptada o que é?

É uma disciplina da Orientação, vocacionada especificamente para portadores de deficiência intelectual e crianças em idade pré-escolar.

Subdividida em duas vertentes, uma primeira de carácter predominantemente de divertimento, denominada por “Atividade Adaptada”, tem um propósito eminentemente lúdico e o seu desenvolvimento requer a constante interação de um pequeno grupo de indivíduos. Uma segunda, intitulada de “Orientação Adaptada”, tem um intuito puramente competitivo, apela à autonomia dos praticantes para o desenvolvimento e concretização individual do percurso.

Como se faz?

  • No início da atividade o praticante recebe um mapa do local onde se encontra assinalado o terreno de prova, a sinalética correspondente ao número de pontos a visitar, assim como a respetiva sequência de cores correspondente à resposta correta que deve ser assinalada num cartão fornecido no início da prova.
  • Em cada ponto de controlo a visitar está materializado por um ponto de observação no qual se pode observar um conjunto de 3 a 5 balizas com as sequências de cores.
  • O fator tempo é relegado para segundo plano. O importante é que o orientista faça a correlação entre o que se encontra assinalado no mapa e o que está materializado no terreno sob a forma de sequência de cores.
  • Os participantes devem ser incentivados a interpretarem o terreno de prova, aproximar-se e observar atentamente as sequências de cores e a compará-las com a sinalética do mapa.
  • Posteriormente à observação regressam ao ponto de observação e, através de um picotador (alicate), assinalam a resposta correta no cartão de controlo fornecido no início da prova.
  • Vence aquele que no final da prova obtiver o maior número de respostas corretas.

Para completar estas informações não deixe de consultar:

Artigo de Tadeu Celestino & Antonino Pereira (2015) “Orientação Adaptada: Características e Potencialidades de um Desporto de Inclusão” na Revista Científica da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, em:
http://www.fpdd.org/output_efile.aspx?id_file=3875

Artigo da Federação Portuguesa de Orientação “Trail Orienteering”: http://www.fpo.pt/Trail-O

Artigo do Grupo Desportivo 4 Caminhos “Orientação Adaptada Um Desporto para a Deficiencia Intelectual:
regulamento.pdf

Aviso: Solo duro e Babysitting

Haverá regime de solo duro de 6 para 7 de julho (Sábado para Domingo). Os atletas interessados deverão indicá-lo através do Orioasis no momento da inscrição.
O local do solo duro será divulgado oportunamento consoante o número de interessados.

Haverá Babysitting em ambas as provas (Taça de Portugal de sprint e Viseu City Race) nas respetivas arenas. Contudo, por uma questão de organização, quem necessitar deste serviço deverá indicar através do Orioasis o número de crianças.

Capuchinha do Rossio parceiro no Viseu City Race

Num fim de semana de muito desporto é preciso também repor algumas calorias… e se forem calorias saborosas melhor ainda.

Como queremos que os participantes do Viseu City Race 2019 se alimentem bem, a Pastelaria Capuchinha (localizada mesmo no centro de Viseu, junto aos famosos painéis de azulejos do Rossio), é o parceiro ideal!
Aqui poderão tomar o melhor pequeno almoço, o melhor snack e o melhor lanche !!???? 

Mas há mais.. No final da etapa rainha (domingo), os participantes terão o privilégio de saborear um famoso doce de Viseu. Consegues adivinhar qual é ? ?
Obrigado Capuchinha do Rossio pela confiança! 

Forum Viseu parceiro oficial do Viseu City Race 2019

O Forum Viseu é parceiro oficial do Viseu City Race. Localizado bem perto do coração de Viseu, o Fórum Viseu receberá a arena da etapa rainha do evento (domingo).

Assim, para além de um grande evento de orientação terás todas as condições para te alimentares bem (antes e depois da prova) e aproveitar para fazer umas compras.

Obrigado Forum Viseu pela confiança!
http://www.forumviseu.net/home